Quase todo mundo já ouviu falar que agosto é o “mês do cachorro louco”, certo? E, por esse motivo, o mês é também reconhecido pelas diversas campanhas em prol da vacinação antirrábica. Mas, você sabe todos os males que a raiva pode causar para o seu pet e também para os seres humanos? Nós vamos te contar!

A raiva é uma doença causada por um vírus, e as formas de transmissão acontecem de um animal contaminado para outro, principalmente através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos, contribuindo para que a doença se prolifere rapidamente. Apesar de estar controlada, a raiva ainda preocupa muito, pois é considerada incurável, com taxa de mortalidade de quase 100%.

Animais infectados apresentam sinais neurológicos, babam muito, ficam agressivos, deixam de se alimentar e beber água, e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “cachorro louco”. No estágio final da doença, ocorrem convulsões e paralisias.

Por esse motivo, as campanhas de vacinação contra a raiva são promovidas pelas prefeituras das cidades brasileiras anualmente, de forma gratuita, em especial no mês de agosto, entretanto o cuidado e a vacinação devem ser regulares em qualquer época do ano. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que com ele convivem.

Fique atento às datas e locais das campanhas para vacinação antirrábica de seus cães e gatos que a sua cidade promove. Proteja seu pet, vacine.