Hoje celebramos em todo o País o Dia da Árvore, data que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural que, além de exercer papel essencial na produção de oxigênio, evita a erosão e melhora a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também serve de moradia para diversas espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, incluindo o homem. Sem falar que as árvores também ajudam a diminuir a temperatura ambiente, fornecem sombra e muita beleza, principalmente em cidades onde o cinza impera, como é o caso de São Paulo.

Além disso, para o ser humano, as árvores oferecem a madeira, o carvão, os frutos, as flores e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e uma infinidade de produtos. Por isso, ao derrubá-las, devemos ter em mente a importância do reflorestamento.

Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta. A defesa de florestas como a da Amazônia, por exemplo, está se tornando uma questão de sobrevivência para nossa espécie, devido aos inúmeros problemas ambientais que nós mesmos criamos. Por isso, não somente neste dia, mas em todos os demais, preserve a natureza, ela é fonte de vida, é nosso presente natural, que devemos cuidar e respeitar, sempre.