A Bárbara tinha apenas 5 anos quando foi diagnosticada com um tumor no cérebro. Realizou químio e radioterapia, mas o tumor era inoperável. Como resultado desse tumor, a mobilidade do lado esquerdo do corpo da Bárbara ficou bastante comprometida, com dificuldade no movimento dos dedos, na mobilidade do ombro e da perna. Com o trabalho médico, o tumor foi controlado, mas os movimentos de metade do seu corpo continuaram limitados.

 

Bárbara começou a perder o interesse em se movimentar. Andar, brincar, correr… Tudo o que ela tentava fazer era difícil e cansativo.  Foi quando a pet terapia entrou na vida dela.

 

Bárbara numa das nossas visitas da pet-terapia

 

Nosso projeto ‘Cão Amigo’ faz visitas na Fundação de Medicina do ABC (FMABC). Levamos nossos doutores de quatro patas até lá, para que as crianças que estão se tratando de algum câncer possam interagir com os cães, brincar, se sentirem melhor. Os benefícios são tão físicos quanto mentais. A Bárbara, a princípio, era bastante relutante com o tratamento, mas apaixonada pelos nosso cães terapeutas. Foi a vontade de poder jogar a bolinha para eles que levou a Bárbara a evoluir na sua coordenação, ficando mais animada e, principalmente, se movendo mais e melhor. Seus pais, ao notarem a mudança, abriram seus olhos e sua casa para os animais e adotaram vários!

 

Após perceberem essa melhora, sua família decidiu passar para uma terapia com animais um pouquinho maiores. A Equoterapia. E junto com o MAPAA este tratamento se tornou possível.

 

Bárbara em seu primeiro dia com os cavalos.

 

A Equoterapia é um tratamento que usa o passo dos cavalos, o mais semelhante ao dos humanos, para estimular o sistema nervoso motor de pacientes com sequelas neurológicas, como paralisias cerebrais, acidentes vasculares encefálicos, entre outras complicaçõesl. Ao andar, o paciente se movimenta para frente e para traz, para um lado e para o outro, para cima e para baixo, estimulando a coordenação de movimentos. Nós fomos até a Equoterapia Coração Valente acompanhar o primeiro dia da Bárbara com os cavalos e foi incrível! A Bárbara adorou os cavalos e está sendo assistida pela égua Lua, matriarca e líder dos cavados da Coração Valente.

 

Assista o vídeo, que conta também com a entrevista da Ana Luisa, fundadora e terapeuta, e do Fábio, instrutor de equitação do centro, que nos explicaram como tudo funciona. No vídeo é possível entender através do pai da Bárbara, o Solano, como ela se sente mais segura e confiante a cada dia que passa, graças aos estímulos do convívio com os animais.