RESGATE

Animais em situação de Emergência

Os animais que resgatamos são aqueles nas situações mais extremas: animais que sofrem de maus-tratos, que são agredidos, confinados ou atropelados.

Os animais em situação de rua, isto é, aqueles que estão tentando sobreviver sozinhos ou em matilha, estão fora do seu habitat natural, já que os cães evoluíram conjuntamente com as populações humanas. Tendo o seu lugar sempre próximo às pessoas, como parte do grupo.

Desta forma, O MAPAA acredita que o lugar dos animais de estimação é, única e exclusivamente, dentro da família. Falando aqui de família no seu sentido amplo, ou seja, nos grupos de pessoas que cuidem e provejam aos animais tudo o que eles necessitam para ter o seu bem-estar e seus direitos garantidos.

O primeiro passo para garantir seu bem-estar e direito é retirá-los das ruas!

Denúncia

Maltratar animais é crime, previsto pelo Decreto de Lei 24.645 e pela Lei Federal 9.605-08. Portanto, animais em situação de risco ou emergência, animais abandonados, confinados, agredidos ou mesmo aqueles sem a devida assistência veterinária, se enquadram nos tipos de denúncia que recebemos no MAPAA, todos configurando crime, sendo seus praticantes sujeitos à pena.

O MAPAA recebe denúncias através do email denuncia@mapaa.org, no nosso site, ou em nossos perfis do Facebook e Twitter.

Os denunciantes podem ficar tranquilos, pois seus nomes, caso decidam, permanecerão anônimos durante todo o processo de averiguação das denúncias.

Resgate

 

Após a denúncia, incia-se o trabalho de resgate. O MAPAA realiza resgates de animais há desde a sua fundação. Neste tempo, aprendemos muito e nos especializamos neste trabalho. Por esta razão, contamos com uma equipe experiente e com o amparo de uma infraestrutura sólida.

Para os resgates, o MAPAA conta com um carro adaptado ao transporte de animais, equipado com caixas de transporte de diversos tamanhos, além de cobertor, focinheira, luvas, kit de primeiros socorros e guias.

Cada resgate é uma novidade, nunca um resgate é igual ao outro, e todos os casos nos ensinam algum detalhe a mais, nos permitindo evoluir nesta tarefa – que não é fácil – contribuindo com um mundo melhor a cada vida tirada das ruas.

Cuidados e ressocialização

Após o resgate, o primeiro passo é levar os animais a centros veterinários, onde os primeiros cuidados serão prestados. Contamos com alguns parceiros, mas gostamos de envolver a comunidade próxima, como um processo de conscientização, então muitas vezes buscamos fazer o primeiro diagnóstico com um veterinário que atue na região da denúncia.

Muitas vezes são necessárias várias consultas, exames e até cirurgias. Então, quando é sanado o risco de morte, os animais vão para o nosso canil parceiro, onde serão acompanhados, assistidos, castrados e ressocializados. É um processo custoso, e só conseguimos mantê-lo através da ajuda dos nossos colaboradores!

A ressocialização conta com o acompanhamento diário dos tratadores dos nossos parceiros, além do convívio com diferentes animais, de diferentes energias e perfis, para que a recuperação contribua com a tolerância necessária à boa convivência. Todo este cuidado é importante porque em todos os animais resgatados, não são apenas os seus corpos que necessitam de cuidados, mas sua estrutura psicológica e afetiva.

Após todos estes passos, os animais estão prontos para a adoção. Você pode conhecer os animais que resgatamos e que estão esperando por um lar clicando aqui!

Adote um bichinho

Mapaa_icones_site_Adote1 Aqui você pode encontrar o mais novo membro da sua família. Todos os animais encontrados passaram por maus bocados antes de serem resgatados.
Saiba mais aqui <3

 

 

 

Faça uma denúncia

Mapaa_icones_site_Denuncie1 Fazendo denúncias você nos alerta sobre animais que estão sendo maltratados ou correndo risco de morte.
Ajude denunciando!

 

 

 

Ajude o MAPAA

Mapaa_icones_site_Ajude1 As doações são a única fonte de renda que mantém o MAPAA, portanto, doar é manter o nosso trabalho ativo.
Faça uma doação e faça parte desta conquista!