Aqui na Mapaa, recebemos diariamente centenas de pedidos de resgate a pets abandonados, muitas vezes gravemente machucados. Por esse motivo, hoje vamos falar um pouco sobre adoção responsável, já que muitos destes animais deixados nas ruas são resultados de aquisições sem planejamento e sem informações adequadas.

Em primeiro lugar, antes de adotar um pet, pense bem se está preparado para cuidar deste animalzinho. Tome como base que um cão vive, em média, 12 anos. Por isso, tenha certeza de que todos que vivem em sua casa estão de acordo e respeitarão o novo pet, que ele terá alimentação adequada, espaço seguro e confortável, acompanhamento veterinário, vacinas, atenção e carinho constantes. A qualidade de vida aumenta muito com um bom condicionamento físico e uma saúde em dia. Além disso, o equilíbrio psicológico do animal também é essencial para uma vida feliz.

Não se esqueça que a castração também é um ponto crucial na saúde e bem estar do seu pet. Além de evitar crias indesejadas, a castração também evita algumas doenças que acometem o aparelho reprodutor dos pets. Se possível, evite comprar animais. Para não alimentar a indústria de animais, o ideal é a adoção. Existem milhares de pets que esperam ansiosamente por uma nova família.

Se estiver preparado para adotar um pet, lembre-se que aqui na Mapaa temos diversos animais esperando por uma nova chance. Que tal oferecer um lar a um deles? Contamos com vocês!